O professor Jorge Luiz Marques Moraes, do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, decidiu trabalhar a oralidade com os alunos do 9º período e escolheu a ferramenta Podcast para esse trabalho. Antes de apresentar a atividade desse professor, gostaria de explicar do que se trata essa ferramenta. Segundo a revista Nova Escola, o podcast é uma abreviação da palavra podcasting, uma brincadeira originária da mistura de iPod (marca de um tocador) com broadcasting (transmissão de rádio ou TV) e assim, como os programas radiofônicos, tem a função de apresentar e transmitir conhecimento.
O professor escolheu Ariano Suassuna para trabalhar leitura e interpretação, com foco nas marcas da oralidade e assim produzir um programa radiofônico. A escolha desse autor não foi por acaso, já que seus textos têm uma forte marca da oralidade com personagens de fala nordestina. Portanto, nesse trabalho os alunos transitaram da fala para a escrita e vice-versa a todo o momento, o que é fundamental para a habilidade lingüística.
Dessa forma, o professor destaca que o ensino da oralidade não é algo simples como é tratado pela maioria dos educadores. Por exemplo, a partir dessa atividade, os alunos perceberam que, ao ler uma peça teatral de Suassuna, os diálogos são mais curtos para fácil entendimento do público diferentemente de um romance. Além disso, na elaboração de uma simulação de entrevista com autor, os alunos perceberam a importância da entonação, ritmo, altura da voz, a melhor seqüência de perguntas, quais as palavras são mais adequadas. Além disso, os alunos aprenderam a trabalhar com os recursos da internet e com os ferramentas para a gravação dos programas radiofônicos, como os de capitação de voz e de edição.
Referência
BIBIANO, Bianca. Casamento Proveitoso. In: Nova Escola, São Paulo, ano XXIV, n. 223, p. 64-67, jun./jul.2009.
O professor escolheu Ariano Suassuna para trabalhar leitura e interpretação, com foco nas marcas da oralidade e assim produzir um programa radiofônico. A escolha desse autor não foi por acaso, já que seus textos têm uma forte marca da oralidade com personagens de fala nordestina. Portanto, nesse trabalho os alunos transitaram da fala para a escrita e vice-versa a todo o momento, o que é fundamental para a habilidade lingüística.
Dessa forma, o professor destaca que o ensino da oralidade não é algo simples como é tratado pela maioria dos educadores. Por exemplo, a partir dessa atividade, os alunos perceberam que, ao ler uma peça teatral de Suassuna, os diálogos são mais curtos para fácil entendimento do público diferentemente de um romance. Além disso, na elaboração de uma simulação de entrevista com autor, os alunos perceberam a importância da entonação, ritmo, altura da voz, a melhor seqüência de perguntas, quais as palavras são mais adequadas. Além disso, os alunos aprenderam a trabalhar com os recursos da internet e com os ferramentas para a gravação dos programas radiofônicos, como os de capitação de voz e de edição.
Referência
BIBIANO, Bianca. Casamento Proveitoso. In: Nova Escola, São Paulo, ano XXIV, n. 223, p. 64-67, jun./jul.2009.
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