Como todos devem saber, sou formada pela UFMG que, como todos também devem saber se localiza na Pampulha . Agora, alguém sabe onde fica o Barreiro (é onde moro.)? Isso, poucas pessoas devem saber, até mesmo os que moram em BH. Pois bem, o Barreiro é bem longe da Pampulha. Dessa maneira, durante os quatro anos e meio estudados na UFMG eu fui de ônibus (é no plural mesmo, porque são três, não há ônibus que ligue essas duas regiões), e a duração do percurso é de 2 horas, ou seja, quatro horas do meu dia no ônibus. Confesso que deu para ler muitas coisas nesse trajeto e ouvir várias músicas e uma que fez parte da minha trilha sonora foi No Balanço do Balaio se bem q no meu caso, se morasse nos bairros citados, eu ainda teria que pegar ônibus.
Além do trajeto, tem a questão financeira, pagar passagem para quatro ônibus (há integração entre dois) não fica muito barato, além de ter gastos com roupas e alimentação. Portanto, já deu para perceber o que temos que enfrentar numa aula de sistema presencial (coloco no plural, porque têm muitas pessoas na mesma situação).
Até que nesse ano surge a oportunidade de cursar a pós Ensino de Línguas Mediado por Computador on line . O que mudou na minha vida? Praticamente tudo. Primeiramente, não preciso mais ir no balanço do balaio, basta eu ir no meu computador em minha casa e acessar a net, dá pra imaginar o quanto de dinheiro, de tempo e de desgaste físico e emocional não estou economizando? E as roupas, vocês já imaginaram como é o traje de cada um estuda em frente seu computador ? Eu ainda não cheguei a esse ponto, mas podemos ficar mais confortáveis, claro que com a web cam ligada tudo muda.
Até agora falei de soluções práticas, mas o mais significativo pra mim foi o que aconteceu depois que me conectei a plataforma do Teleduc (de pijama ou não). Com o decorrer dos dias, me conectei a pessoas do Brasil inteiro, fiz trabalhos em grupo virtualmente com colegas virtuais, e algumas delas sinto-me tão próxima como se estivessem perto de mim fisicamente. Outro fato importante, foi aprender a administrar meu tempo, meus horários e nessa questão foi importante minha dedicação e disciplina. Já que as datas de entrega dos trabalhos são firmadas, mas a forma de elaborá-los cabe somente a mim. Tenho a impressão que esse será o primeiro de muitos cursos on line que irei estudar.
Olá Juliana,
ResponderExcluirO uniforme utilizado no curso online é mesmo o máximo. O meu é da 'Sonharte".
Brincadeiras a parte, não confiava muito em cursos online até começar a fazer o ELMC.
Não me arrependi, a interação, mesmo com uma distância (em km)tão grande, é maior do que num curso presencial, pelo menos é o que eu tenho sentido.
Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Juliana,
ResponderExcluirToda a estrutura do seu texto é completa com relação ao tema dessa semana, ao ler a história podemos imaginar esses acontecimentos, linkando toda a trajetória.
Com o ELMC todos nós estamos vivenciando novas experiências e formas de aprendizado. Não estamos juntos, fisicamente, mas permanecemos conectados, interligados pelas tecnologias da Internet.
Parabéns!
Abraços
Viviane
OBS.: exclui o comentário anterior por erro de digitação ok
Olá Juliana!
ResponderExcluirPosso dizer, do fundo do coração, o que senti ao ler o seu depoimento dessa semana?
Pareceu que eu estava deslizando em uma piscina, calma e transparente, ao som de uma boa MPB ao fundo... rsrsrsrs
Dizem que surfamos a net! Eu deslizei em seu texto...
Dizem que o Ensino a Distância encurta barreiras, promove a cidadania... Eu me vi diante de alguém me contando uma história real, com alma e sentimento...
Parabéns por demonstrar tão bem o quanto esse curso tem nos proporcionado momentos de reflexão, disciplina, responsabilidade, respeito, harmonia e, o principal, tem nos mostrado que "bits" nada mais são que "kms encolhidos" ...rsrsrsrs
Estar em um curso como esse, nos fez, e faz, refletir o quanto ainda temos que estudar e traçar caminhos... virtuais ou não!
Mas, acima de tudo, nos fez mostrar o quanto o trabalho em EQUIPE é maravilhoso e prazeroso!
Parabéns por mais um trabalho, amiga!
Grande abraço,
Andréa Centeno
Excluir comentário de: Língua Portuguesa e tecnologia
ResponderExcluirBlogger MARIETABLOGACADÊMICO disse...
Olá, Juliana! A Andrea falou muito do que senti ao ler o seu texto. Suas duas horas no balanço do balaio fizeram-me lembrar também das minhas duas/três no trajeto de pós em Sampa! Sacrifícios do passado que valeram a pena, né? Como você, estou adorando também este curso on-line! Parabéns pelo texto! Abraços
Marieta
Olá Juliana,
ResponderExcluirQue depoimento!!!
Passa um filme em nossa cabeça ao ler seu texto. Quantos de nós não passou por isso!
E agora, compartilhando essas novas experiências proporcionadas pela tecnologia (importante ressaltar, com tanta responsabilidade e qualidade), podemos também dizer que valeu e vai continuar valendo a pena!
Abraço
Vanely
Oi Meninas,
ResponderExcluirFiquei muito feliz com o comentário de vocês. Eu sei que a maioria das pessoas enfrentaram e enfrentam essa situação, e não é fácil. Mas como nossa amiga disse, vale a pena.
Abraço a todas.
Oi Juliana,
ResponderExcluirtodos procuramos em nossas histórias buscar na memória mais distante aquele instante "eureca", mas vc falou de algo tão próximo e tão vivo. Com certeza esse curso foi, também para mim, um divisor de águas! Vc mora em BH, imagine minha situação, ter que rodar 400 km, só de estrada, ter que arrumar um lugar pra ficar, olha o custo disso?! Acredito que se estivéssemos fazendo esse curso presencialmente não teríamos interagido tanto! Além dos conhecimentos, as emoções, as trocas, a convivência com tantas vidas, histórias diversas... É maravilhoso, não é?! Parabéns pelo texto! Bjs
Oi Juliana,
ResponderExcluirfantástico seu texto. Excelente sua idéia de falar do "balanço do balaio". Eu também balancei muito durante minha graduação. A Ead, junto a outras possbilidades que nos permitem realizar coisas muito importantes sem ter de tirar o "uniforme preferido", é mesmo uma possibidade e tanto na vida das pessoas!
Parabéns pelo texto!