terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Interações educacionais via rádio e via Web

Segundo Souza e Souza (2007, p.2), o rádio possui “características fundamentais: linguagem oral, penetração, mobilidade, imediatismo, instantaneidade, sensorialidade” as quais devem ser utilizadas no processo de aprendizagem.

A utilização do rádio como recurso de aprendizagem é bem interessante, já que é um recurso disponível a todos, de custo baixo e segundo Jung (2005, p.13) o rádio “[...] alcança 96% do território nacional, a maior cobertura entre todos os meios de comunicação com público aproximado de noventa milhões de ouvintes”.

O rádio pode ser utilizado como uma ferramenta para o ensino predominante à distância. Dessa maneira, é um meio para a transmissão de conteúdo para os alunos. Essa interação, seguindo a classificação de Tori, é de aluno-material já que o ouvinte/aluno recebe as informações e somente em um momento posterior determinado (geralmente presencial), que poderá discutir e dar o feedback do conteúdo escutado pelo rádio. Porém, como nessa interação há várias possibilidades de transmissão do conhecimento como ouvir os conteúdos por meio de entrevistas, lições temáticas, exposições de profissionais, músicas etc, percebe-se que é um material extremamente interativo.

Diferente do ensino pelo rádio que, no momento, só é possível interação aluno-material em um curso on line, além dessa interação, também são possíveis as interações professor-aluno e aluno-aluno. E assim, há essa possibilidade de um material interativo como o do rádio utilizando recursos como o vídeo, som, podcast, mas, além disso, o ensino pela Internet tem a dinamicidade da interação síncrona.

Referencias

JUNG, M. Jornalismo de rádio. São Paulo: Contexto, 2005.
SOUZA, Iara Soldi de; SOUZA, Carlos Alberto de. O poder do rádio na era da educação a distancia. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/53200713528PM.pdf, acesso em 05/02/10.

GONÇALVES, Elizabeth Morais e AZEVEDO, Adriana Barrozo de. O rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Disponível em http://www2.metodista.br/unesco/GCSB/comunicacoes_radio_escola.pdf acesso em 06/02/10.

TORI, Romero. Avaliando Distâncias na Educação. Disponível em http://www.transtextual.com.br/moodle/curso/mod/resource/view.php?id=191, acesso em 03/02/10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário